Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas - Seção Estado do Rio de Janeiro

Conselho Estudantil (CoE)

  • Home
  • Conselho Estudantil (CoE)

CONSELHO DE ESTUDANTES - CoE
 

        É com imenso orgulho que através da nova diretoria da ABCD-RJ apresento-lhes o Conselho dos Estudantes (CoE), o qual represento com todo meu afinco e disposição, pois minha luta pela classe odontológica sempre foi e continua sendo um dos meus maiores objetivos de vida. Desde a época em que entrei para o diretório acadêmico da UFF (DAAE) me apaixonei pela vida política em prol dos alunos e até hoje colho os frutos da minha gestão enquanto acadêmico. Hoje, depois de graduado, tenho a oportunidade, através da ABCD-RJ, de continuar esta missão por mim trilhada desde o meu começo na odontologia.
        O Estado do Rio de Janeiro conta hoje com 19 faculdades de Odontologia. Pretendo visitá-las e manter contato com o corpo discente ao longo de meu mandato como presidente do CoE. E neste sentido planejarmos uma melhor interação entre os acadêmicos, ampliando este intercâmbio junto à ABCD. Assim, fico responsável pela representação acadêmica das universidades, posicionando os interesses dos mesmos perante a classe odontológica, suas responsabilidades sociais e políticas. Sendo o elo de estudantes para estudantes !
       A odontologia passa hoje por uma crise mercadológica forte, seja por conta dos problemas financeiros da classe média, das clínicas populares, planos de saúde, falta de ética entre os profissionais, entre outros. Entretanto, o pior de todos estes problemas é o estado de permanente alienação em que vive a categoria como um todo. Não se discute, não se debate, não se questiona sobre o futuro da nossa profissão e de seus profissionais. Salientamos mais uma vez que, não adianta as entidades desempenharem o seu papel em defesa da Odontologia, se os próprios cirurgiões-dentistas não valorizarem o seu trabalho.
           E é neste caminho que o CoE favorece o progresso de atividades científicas como Congressos, cursos, e ainda, ações de cunho social, cultural e esportivo. Outros focos de atuação estão sendo executados de forma progressiva junto ao Conselho Nova Geração (CoNoGe), direcionando este trabalho em equipe aos interesses do recém-formado. Além disso, são apresentadas oportunidades de aprimoramento técnico-pessoal, inserção à realidade profissional e trabalhos em equipe, possibilitando que o acadêmico coloque em prática seus conhecimentos adquiridos.
           A força acadêmica deve ser respeitada, pois somos o futuro da profissão, porém jamais deveremos esquecer nosso passado, pois para avançar no futuro não devemos desprezar o passado. Todavia, devemos aprender com os erros e acertos das gerações passadas. Tudo o que é novo deve levar avante os progressos conquistados no passado. Vale lembrar que o possível já foi feito, e o impossível será realizado!
         Acredito que durante meu período a frente do DAAE fiz parte da minha história e de minha faculdade. Realizei eventos e modifiquei mentalidades. Sempre acreditei no que parecia impossível e consegui conquistar.
         Se você faz parte de alguma faculdade e se interessou em participar do CoE, representando sua instituição, entre em contato para estreitarmos nossos laços.

             Conto com a participação de cada um de vocês !!!

 


Presidente do Conselho de Estudantes (CoE) 
ABCD-RJ

 

Se você quiser ser um